Entre o produto acabado produzido e expedido pela indústria, até a chegada ao consumidor final os produtos passam por diversas pessoas e empresas. E o problema é justamente esse. Os índices de intercorrências nesse caminho são altos. O problema é grave e exige atenção.

Quantos milhares de reais são perdidos ou ainda desembolsados desnecessariamente ao ano pelas empresas que poderiam ser poupados com pequenas atitudes e mudanças de processos a fim de garantir a integridade de suas embalagens? Quantos danos são acarretados a imagem da empresa devido entrega de produtos avariados ou furtados ao consumidor final?

A quantidade de produtos que são devolvidos pelos consumidores ao recebê-los, gerando perdas ocasionadas por violação das embalagens e o furto de itens, vem crescendo sistematicamente a cada ano; gerando enorme prejuízo à indústria devido a custos duplicados com fretes, reposição de mercadorias furtadas, recolhimento de mercadorias avariadas, entre muitos outros fatos do cotidiano. O problema ainda se agrava quando não só estamos falando das mercadorias do mercado nacional, mas também as que se destinam a exportação. Neste caso, o aumento de custo é gigantesco quando uma embalagem é violada.

A melhor forma de evitar esses dessabores é agir de forma proativa, implementando práticas eficazes nas quais resultem em redução efetiva nos custos empresariais e garantam a integridade do seu produto e da embalagem que o transporta; da indústria ao consumidor final. Uma embalagem selada adequadamente combate inclusive a sabotagem empresarial, adulteração de produtos, prejuízos com perdas e danos e etc.  Já que, a responsabilidade com a integridade dos produtos e as respectivas embalagens é sempre do fabricante, pois independentemente de culpa, é ele que será responsabilizado por danos diretos ou indiretos.

Desta forma, implementar mecanismos automatizados e utilizar suprimentos personalizados  e de qualidade adequados para o fechamento de embalagens deve ser um objetivo as ser perseguido. As opções personalizadas utilizadas pelo mercado são:

  • Etiquetas Adesivas de Lacre
  • Fitas Adesivas
  • Fitas Gomadas

A grande maioria ainda utiliza métodos pouco eficientes para  garantir a inviolabilidade das embalagens terciária (A CAIXA DE TRANSPORTE) usando por exemplo fitas adesivas transparentes e também na cor marron, que podem ser encontradas em qualquer papelaria; ao invés de utilizar suprimentos que ofereçam maior segurança decorrente a maior dificuldade em abrir embalagens seladas como a fita gomada com impressão personalizada por exemplo. Pois, uma vez aberta e violada  a embalagem, a fita é inutilizada; ficando claro qualquer irregularidade com a integridade da embalagem.  Assim, devido a personalização da fita, torna-se muito pouco provável que o violador tenha uma fita igual para repor, com as mesmas características; desencorajando fortemente assim, qualquer ação.

A fita gomada é, sem dúvida, uma das principais alternativas para redução de custos. Amplamente utilizada no mercado de produtos de médio à alto valor agregado. De fácil implantação e com baixo investimento, garantindo desta forma, uma taxa de retorno sobre o investimento muito atraente.

Conte conosco para auxiliá-lo nessa tarefa. Nossa equipe está ao seu dispor.

LINKOUT – Empresa especializada em impressão, codificação e fechamento de embalagens

Por Cristina Elisa Fornari Lagatta